Piso Intertravado

piso intertravado

crédito: Rhino Pisos

No post de hoje falaremos sobre o piso intertavado. Você provavelmente já viu um, mas talvez não o conheça pelo nome. Esse tipo de piso apresenta uma série de vantagens em relação a outros tipos de pavimento. Continue a leitura para saber mais!

O piso intertravado é um tipo de pavimento formado de blocos de concreto, cuja principal característica é o intertravamento. Nele, os blocos são assentados com areia de selagem e contidos em suas extremidades, o que proporciona o intertravamento. Com isso, eles não se deslocam, nem rotacionam ou translacionam. Seu encaixe correto também ajuda a garantir o intertravamento, daí a importância de se usar blocos de qualidade na pavimentação.

Esse tipo de piso pode ser utilizado na pavimentação de ruas, calçadas, estacionamentos e acessos internos, sendo que o formado de bloco mais adequado depende da função do pavimento, além, é claro, de questões estéticas. Existem diversos formatos desse piso, sendo os mais comuns: blocos retangulares, de dezesseis faces e raquete. Além disso, existem blocos podotáteis, que auxiliam na acessibilidade.

crédito: construFacil RJ

O piso intertravado apresenta algumas vantagens em relação aos outros tipos. Uma delas é com relação à sustentabilidade. Além de possuir menor energia embutida (ou seja, ter um consumo energético menor em seu ciclo de vida), permite menor escoamento superficial e consequente filtragem no terreno. Isso significa que mais água é absorvida pelo solo com o piso intertravado.

Além dessas, outros pontos positivos são: manutenções sem perda do material (os módulos são reaproveitáveis), redução da geração de entulhos (pelo mesmo motivo), resistência a manchas de combustíveis, óleo, abrasão, bom custo-benefício.

Na hora de escolher o tipo de pavimento, o piso intertravado com certeza deve estar entre as opções a se considerar!