O verão está se aproximando, e as temperaturas mais altas já voltam a fazer parte da nossa realidade. Com isso, a vontade de ter uma piscina para suportar o calor que virá é grande! Por isso, preparamos um post explicando quais os tipos de piscina mais populares, assim como suas vantagens e desvantagens. Conheça-os!
Piscinas de fibra de vidro
Esse tipo de piscina é um dos mais utilizados devido a sua praticidade para instalação e por possuir preços mais baixos. Elas são pré-fabricadas, bastando fazer a escavação para serem instaladas. Com isso, a obra é concluída em poucos dias. Entretanto, a possibilidade de customização fica comprometida, já que existe um número limitado de modelos disponíveis no mercado.
A piscina de fibra de vidro possui facilidade de limpeza e manutenção, já que sua superfície é lisa. Entretanto, deve-se ter cuidado, pois ela é mais suscetível a manchas e arranhões. Por fim, também é importante mantê-la sempre cheia, pois um nível de água baixo pode ocasionar pequenas fissuras em sua superfície, levando a vazamentos.
Piscinas de alvenaria
As piscinas de alvenaria permitem uma completa personalização, pois o projeto segue o gosto do cliente. Sua versatilidade permite utilizar o terreno da melhor forma possível, além de possuir diversos tipos de acabamentos, tais como azulejos, pastilhas, pedras etc.
Entretanto, seu tempo de construção é mais longo, variando de 45 a 60 dias. Portanto, esse fator deve ser levado em conta na hora de escolher esse tipo de piscina. Além disso, esse tipo de piscina está mais sujeito a vazamentos, devido a fissuras que podem surgir no concreto. Por isso, o projeto deve ser muito bem executado, e a piscina muito bem impermeabilizada. As piscinas de concreto são uma das mais caras que existem, dependendo dos acabamentos escolhidos. Da mesma forma, a manutenção dependerá do tipo de acabamento.
Piscinas de Vinil
Esse tipo de piscina apresenta a mesma versatilidade das piscinas de concreto. Na realidade, a diferença entre elas é que as piscinas de vinil possuem esse material como acabamento. Entretanto, esse material é de mais fácil instalação. Além disso, possui um custo mais baixo e manutenção mais fácil também. O único cuidado é com objetos cortantes e pontiagudos, que podem danificar o material. A vida útil do vinil é de aproximadamente dez anos.
Piscinas Container
Esse tipo de piscina vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos, pela sua praticidade e baixo custo. Os containers já vêm acompanhados da casa de máquinas e todos os equipamentos acoplados. Com isso, a única preocupação é com o espaço para abrigar a piscina.
As piscinas container possuem um grau de personalização interessante, podendo-se utilizar visores de vidro, acoplar degraus etc. Entretanto, limitam-se pelo tamanho, já que os containers obedecem a um padrão.

Piscina container | Foto: TGGroup
Piscinas de Vidro
As piscinas de vidro possuem um valor estético superior a muitos tipos de piscina. Entretanto, possuem um custo bastante elevado, tornando-se um dos mais caros do mercado. Além disso, para garantir a segurança, é necessário que ela seja muito bem projetada. Se o projeto seguir rigorosamente as normas de segurança, esse tipo de material torna-se um dos mais seguros e resistentes.
E aí, em qual desses tipos de piscina você gostaria de dar um mergulho nesse verão?