Construções da História – Egito

Tendo a pirâmide de Quéops como única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo a permanecer de pé, esse tipo de estrutura intriga os historiadores até hoje a respeito de sua construção.

 

Pirâmide de Quéfren.

As pirâmides do Egito são estruturas feitas em alvenaria construídas pela civilização do Antigo Egito. Acredita-se que as mais antigas foram construídas por volta do ano 2600 a.C.. Elas eram construídas com o propósito de abrigar os restos mortais dos faraós falecidos, pois acreditava-se que uma parte de seu espírito permanecia em seu corpo após a morte e, portanto, seu cadáver precisava permanecer protegido. Existem cerca de 138 pirâmides egípcias identificadas até hoje, sendo as mais famosas as pirâmides da Necrópole de Gízé, localizada nos arredores do Cairo. São elas o Complexo Piramidal de Quéops, o de Quéfren (onde também está localizada a Esfinge – uma das mais famosas construções do Egito) e o de Miquerinos. Cada um desses complexos possui um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, além de túmulos (chamados de mastabas) para os sacerdotes e pessoas do governo, constituindo uma verdadeira cidade para os mortos.

 

Aquela das Sete Maravilhas

A maior delas é a pirâmide de Quéops, com 146,6 metros de altura (cerca de 49 andares), e é chamada de Grande Pirâmide. Para se ter uma ideia do avanço que os egípcios possuíam em matemática e engenharia, apenas em 1311 uma construção humana superou-a em altura – a Catedral de Lincoln, na Inglaterra, com 160 metros. Além disso, todos os quatro lados da pirâmide possuem praticamente o mesmo comprimento, com uma exatidão que difere em poucos centímetros. E para garantir que a pirâmide fosse simétrica, todos os blocos do revestimento exterior deveriam ser iguais em altura e largura, exigindo um trabalho de minucioso para que esses blocos se encaixassem. A pirâmide de Quéops é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo a permanecer de pé e uma das mais famosas construções do Egito.

 

Mistérios sobre sua construção

Até hoje existem divergências a respeito da construção das pirâmides. Acredita-se que elas foram erguidas movendo grandes pedras de uma pedreira, arrastando-as e levantando-as até o local da construção. Porém, o modo como isso foi feito permanece um mistério. Existem teorias que sugerem que os blocos eram colocados sobre trenós de madeira e arrastados sobre uma rampa, que alongava-se conforme a pirâmide ficasse mais alta. Outra teoria sugere que a rampa envolvia a pirâmide, como uma escada em espiral. Independente do método utilizado, as pirâmides constituem uma construção importante da história da humanidade, e os mistérios que  a envolvem tornam-na um objeto de estudo ainda mais atraente.

Construção da Esfinge e pirâmide de Quéfren, no Egito

Esfinge e Pirâmide de Quéfren.