Construções Sustentáveis

No post anterior falamos sobre a sustentabilidade na engenharia civil e abordamos alguns dos pilares que a compõem, bem como suas vantagens. Nos post de hoje, trazemos alguns exemplos de construções sustentáveis que são verdadeiras referências!

Inegavelmente, sabemos que a preocupação ambiental tem sido cada vez maior, aumentando a demanda por práticas sustentáveis. Com isso, muitas empresas têm se unido para avaliar o emprego da sustentabilidade em projetos, criando certificações que impactam na forma como cada empreendimento é visto. A mais conhecida é a LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – em resumo, é uma ferramenta de Certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. Os profissionais avaliam uma série de atributos, como eficiência hídrica, materiais e recursos, inovação, etc. Assim, ela leva em conta desde a concepção do projeto, até a construção final e manutenção, e se aplica a todos os tipos de construção. Como resultado, o empreendimento é classificado em uma das quatro categorias: certified, silver, gold ou platinum. Separamos algumas construções sustentáveis com essas certificações para você conhecer, por exemplo:

 

1. Miss Silvia Morizono

 O prédio comercial, que fica na Avenida Faria Lima, em São Paulo, obteve certificação LEED gold. Dentre os principais critérios para essa classificação estão uso de água proveniente do sistema de ar-condicionado e água cinza para irrigação das áreas verdes, redução do consumo de energia e uso de madeira certificada.

2. Casa Onda

O projeto residencial no interior paranaense obteve certificação LEED gold também. A casa de 580 metros quadrados conta com placas fotovoltaicas para gerar metade de toda a energia consumida além do uso de lã de pet (material mais sustentável) para acústica e térmica, ao invés da tradicional lã de vidro. Além disso, pouquíssimos resíduos foram produzidos, com materiais sendo reciclados, revendidos ou doados.

        3. Mineirão

O estádio foi o primeiro do país a receber a certificação LEED platinum, após sua reforma para a Copa do Mundo. Algumas das práticas adotadas foram o uso de água das chuvas para irrigação do gramado, reutilização ou reciclagem de mais de 90% dos resíduos da reforma e a doação das antigas cadeiras para escolas do interior de Minas Gerais.

 

Mineirão.