Cada vez mais, a preocupação com o meio ambiente tem afetado os modos de produção e de consumo. A sustentabilidade deixou de ser uma exceção, para tornar-se um critério importante que o consumidor final leva em conta na hora de escolher. É ele quem demanda das empresas essa responsabilidade ambiental. O setor da construção civil não fica fora disso, até porque, é um dos setores que mais consomem recursos naturais e produzem resíduos. Abaixo, listamos algumas características de uma construção sustentável e suas vantagens.
A sustentabilidade na construção civil baseia-se em alguns critérios, por exemplo: eficiência energética, redução da poluição, uso de materiais sustentáveis e criação de projetos inteligentes.
-
Eficiência energética
Utilizar-se de iluminação e ventilação naturais tanto quanto possível é muito importante, assim como a utilização de materiais que demandaram menos energia para serem produzidos. Aquecimento solar, cisternas para captação de água e o uso de lâmpadas e eletrodomésticos com baixo consumo de energia também contribuem para a redução de danos ao meio ambiente.
-
Redução da poluição:
Um aproveitamento melhor dos materiais utilizados nas obras, e o uso de equipamentos mais ecológicos (como os andaimes reutilizáveis de metal ao invés dos de madeira) são grandes aliados da sustentabilidade. Além disso, também é importante fazer a separação correta das sobras na construção, avaliando o que pode ser reaproveitado em outros projetos e o que pode ser reciclado.
-
Materiais sustentáveis:
Hoje em dia, existe uma enorme gama de materiais que agridem menos o meio ambiente, tanto na sua produção, quanto na utilização. Madeiras de reflorestamento e plástico reciclado, por exemplo, além de uma série de outros produtos ajudam a tornar a construção mais sustentável.
-
Projetos inteligentes:
Um projeto inteligente engloba a criação de um projeto levando-se em conta todos os itens anteriores. Isso significa desde a eficiência energética, o uso dos materiais corretos, seu posterior descarte, enfim, desde a fase inicial até o fim da execução da obra, tudo pensado de forma sustentável.
Não importa se a obra vai ser grande ou pequena, sempre é possível agir com responsabilidade ambiental. Cuidar do planeta é responsabilidade de todos nós.