Os tipos de telhados que escolhemos para nossa casa influenciam muito na identidade que o projeto terá. Entretanto, a função do telhado vai muito além da parte estética. No post de hoje vamos mostrar alguns tipos de telhados e suas aplicações. Confira!
As Quedas
Antes de mais nada, é importante saber que o telhado divide-se em “águas”. O que significa isso? “água” nada mais é que a superfície inclinada por onde a água das chuvas escorre. Assim, podemos encontrar telhados de uma água, duas, três ou mais águas, dependendo do projeto. Nas foto abaixo, vemos casas com o modelo de duas águas (o mais comum) e múltiplas águas:

Telhado de duas águas.

Telhado de águas múltiplas.
A quantidade de quedas varia de acordo com o estilo e o tamanho da casa. É comum que casas maiores suportem telhados com mais águas.
As telhas
Assim como as quedas podem variar, existe uma infinidade de tipos de telhas diferentes que podemos utilizar na cobertura do telhado. Cada tipo possui vantagens e desvantagens, que envolvem isolamento térmico, acústico, permeabilidade, manutenção etc. Separamos alguns tipos para você conhecer, assim como suas vantagens e desvantagens.
Cerâmica
As telhas de cerâmica são as mais comuns em projetos residenciais. Elas são bastante populares no Brasil, pois apresentam bom conforto térmico, tanto no frio, quanto no calor. Esse tipo de telha é feito com argila ou barro cozido e apresenta diversos formatos: telha portuguesa, romana, francesa, colonial.

Telha em formato colonial.
Concreto
As telhas de concreto são esteticamente parecidas com as telhas de cerâmica, mas são mais pesadas. Com isso, o madeiramento do telhado precisa ser mais robusto, o que encarece a obra. Além disso, o conforto térmico das telhas de cerâmicas são maiores que das de concreto. Como vantagem, podemos citar, por exemplo, o fato de as telhas serem idênticas, pois sua produção é industrial. Com o encaixe sendo perfeito, a necessidade de manutenção do telhado acaba sendo menor.
Metálica
As telhas metálicas são comuns em galpões e ginásios, pois são mais maleáveis e maiores. Entretanto, elas possuem um conforto acústico e térmico menores. Uma forma de reduzir isso é a utilização de “telhas sanduíche”, um tipo de telha metálica que conta com uma camada de isopor no meio.
Fibrocimento
Esse tipo de telha também é bastante comum em comércios, galpões e ginásios, pois são modelos baratos e leves. Entretanto, necessitam de manutenções mais frequentes.
Existem ainda muitos outros tipos de telhas, como as de vidro, que trazem iluminação natural ao ambiente, as de garrafa pet, as de policarbonato, enfim, uma série de outros materiais que podem fazer parte do telhado, dependendo do objetivo desejado.

Telhado de vidro.
Telhado aparente ou embutido?
Hoje em dia, é comum ver construções residenciais apresentarem um modelo de telhado embutido, em que não se vêm as telhas. As diferenças de custo e estética entre telhados embutidos e aparentes são puramente pessoais. Entretanto, deve-se ter em mente que, nos telhados aparentes, como as telhas ficam expostas, as manutenções são mais frequentes. Por outro lado, nos embutidos, as manutenções são mais complicadas. É importante levar isso em consideração na hora de decidir que tipo de telhado escolher.

Residência com telhado embutido.
Telhado verde
Esse tipo de telhado possui excelente isolamento acústico e térmico, além de drenar 100% da água das chuvas. Entretanto, é importante saber que sua construção demanda uma laje reforçada já impermeabilizada, o que pode encarecer os custos.
São muitos os tipos de telhados e de telhas que você pode utilizar em seu projeto!